Agosto 8, 2023
Muitas vezes nos deparamos com uma situação em que um condômino vem se tornando reiteradamente inadimplente.
Essa situação é extremamente desconfortável para todos, desde o próprio devedor, até mesmo os demais moradores, porteiros e etc.
O Código Civil, em seu art. 1.337, prevê, inclusive, a possibilidade da aplicação de uma multa ao condômino inadimplente reiterado de até 5 vezes o valor da cota condominial mensal.
A inadimplência de condôminos, geralmente, ocorre pelos seguintes motivos:
“a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça é pacífica no sentido de que as dívidas referente às cotas condominiais, podem ser objetos de penhora da unidade condominial do devedor inadimplente. Assim, a obrigação decorrente do inadimplemento de cotas condominiais tem natureza jurídica propter rem, por isso o próprio imóvel responde pelo débito da unidade condominial, o que torna cabível a penhora do apartamento do devedor.”
Súmula 478, STJ: Na execução de crédito relativo a cotas condominiais, este tem preferência sobre o hipotecário.
Dessa forma, em se tratando de dívida de condomínio, o próprio imóvel gerador das despesas constitui garantia de pagamento da dívida, podendo o proprietário, ter, facilmente, seu imóvel penhorado na ação de cobrança, na fase de cumprimento de sentença, mesmo não tendo participado do feito na fase de conhecimento.
Atuamos em diversas áreas do Direito, sempre buscando as melhores soluções para os seus problemas. No entanto, existe um diferencial: a forma humanizada como atendemos nossos clientes. É a confiança destes em nosso trabalho, que nos impulsiona a evoluir cada vez mais.
Fale conosco!